Saturday, September 19, 2009

Bogotá é MUITO fria!

Pois é galera, cheguei em Bogotá dia 13.09, 1 da madrugada. Um mês antes do meu aniversário. :) A cidade é fria pra burro! E olha que eu tava com um casaco super quente, mas mesmo assim congelei! Fiquei em um hotel perto do aeroporto e fui dormir. Depois de quase 15 horas voando eu merecia né?


No dia seguinte acordei com todos falando em espanhol, para mim que nunca havia saído do Brasil foi uma experiência marcante. Lá vou eu perguntar pelo café da manha e o atendente me informa que já é meio dia... Entonces fui almocar! Encontrei um shopping muito lindo! Bem amplo e novo. Fica na parte norte de Bogotá, a mais moderna, digamos assim. Logo na frente do shopping tem um conjunto de esculturas que formam um jogo de xadrez! Lembrei do meu gordinho que ama esse jogo. Aliás, nao dá pra esquecer o meu gordinho por aqui... O nome do shopping é Gran Estación e é uma das obras recentes que tentam modernizar a cidade.






A vista do terraco da Gran Estación é perfeita! Fica meio que no meio dos Cerros Monserrate. Tava lá super empolgada quando o seguranca me aborda e diz que eu nao posso tirar fotos. Pergunto porque e ele só me diz que eu nao posso. Como eu já tinha muitas nao me importei. Uma coisa a se dizer é que em todos lugares de Bogotá a milhares de policiais, todos com uns cachorros enormes! E para entrar nos grandes centros comerciais, todos tem que passar por um detector de metais. Creio que seja o reflexo do histórico de guerilhas que o país tem.


À tarde fui para o hotel em que passarei 4 dias. Chama-se Casa Deco e fica no centro da cidade, no bairro da Candelária. Super recomendo! O hotel é novo, os donos são muito simpáticos, a decoracao é bem rústica e o hotel fica perto de TUDO! Perguntei a diária e me disseram que está saindo a 190.000 pesos. Algo como R$190.00, um pouquinho caro mas é muito confortável. Se você não tiver tanto dinheiro pra gastar com hotel, há alguns albergues bem próximos em que você pode passar a noite e tomar o café da manhã por 17 reais. Mas eu acho que só a vista vale a grana...


No hotel comecei a conhecer os trainees que participarão do projeto. Seremos 30, de vários países. Juntei-me a 5 chilenas e mais 2 colombianos e fomos jantar. Como o hotel é bem localizado (recomendo demais ficar no bairro da candelária) na esquina tinha um restaurante com um chefe francês. Como assim comer comida francesa na Colombia? Pis é, o lugar é lindo, nao resistimos.
Apesar do chefe ser francês todos os pratos levam ingredientes bem regionais. Pedimos crepe, mas antes veio uma sopa (na Colombia o povo come sopa de manhã, de tarde e de noite...), depois o crepe e em seguida a sobremesa. Tudo isso acompanhado por um chá de manga! Isso mesmo, chá de manga, uma delícia! Parece suco mas é menos encorpado, muito bom! Essa refeicao toda sai por 11 reais. Depois eu procuro o nome pra indicar.

Os dias seguintes foram de adaptacao. Eu e as outras brasileiras (somos 5) chegamos a conclusao que entender espanhol é fácil, difícil é falar quando todos os outros trainees tem essa lingúa como idioma materno...

Passeamos muito pelo centro da cidade que é belíssimo! No Brasil a casa do presidente nao é linda como essa:






Chama-se Casa Nariño mas Uribe nao mora aqui nao, só recebe visitas.

Só no centro da cidade você pode passar o dia todo. Tem um monte de coisas legais pra conhecer e se pode agendar um horário para que o guia vá explicando tudo. Eu e Pablo, um uruguaio, decidimos que a história a gente pode encontrar no google, melhor seria captar imagens, como essa aqui da Praca Bolívar em Bogotá. A praca vive cheia de pombas e é bem no centro da candelária. Lá encontramos um monumento a Bolívar (ó!), o Congresso da República, o Palácio da Justica, a Catedral Primaz de Colombia e o Palácio do Liévano, onde funciona a prefeitura.


Bom, como estivemos envolvidos em muitas atividades durante a semana nao tive muito tempo para conhecer a cidade. Nao me preocupei tanto porque voltaremos em dezembro e aí sim eu vou conhecer o cerro Monserrate de perto. Só digo que farra aqui é sinônimo de rumbiar! E eu já rumbiei bastante! :)

Por hoje é isso, vou tomar um ônibus para Medellín, passar doze horas viajando e depois conto o resto. Até logo!

2 comments:

Anonymous said...

confesso que tô com preguiça de ler tudo, mas só de ver as fotos bateu uma inveja profunda. mas não é inveja ruim não, é da boa.

Mariana Albuquerque said...

to adorando acompanha-la via blog!!! mto bommmmm!!! é engraçado, porque ao ler, sinto-me teletransportada p essas cidades sem, ao menos, conhce-las!!! hihihhi... bjooooo te cuida, chica!!!!