Tuesday, November 17, 2009

Conhecendo o Eje Cafetero Parte II - Armenia

Quando começamos a planejar a viagem para o Eje Cafetero se al´guém me perguntasse o que eu queria conhecer, com certeza diria que o Parque El Nevado, porque aqui no Brasil nao tem neve. Porém, contudo, todavia, quando cheguei lá e vi que as pessoas saiam mortas de cansada do passeio desisti. Ainda teria dois dias pra aproveitar e ficar morta de cansada nao estava nos meus planos.

Parque El Nevado descartado, voltamos a nossa atençao para um passeio que havia sido mal falado por muita gente: O Parque de Café.

A gente sempre pede dicas de onde ir para o pessoal, aos colombianos eu quase nao pergunto porque tendem a hiper valorizar sua cidade, tipo, se eu quero conhecer o Eje Cafetero, ou seja, Manizales, Pereira e Armenia, quem é de Manizales diz que em Pereira nao tem nada, quem é de Armenia diz que em Manizales nao tem nada e segue assim. Assim que pedi dicas aso trainees estrangeiros e me disseram que o Parque do Café era um parque, que nao tinha muito o que ver.

Decidimos arriscar e eu nao me arrependi. Pra voces verem que a gente tem que experimentar as coisas, nao importa o que os outros digam.

O parque está localizado a meia hora de Armenia e logo que a gente entra dá de cara com isso aqui ó:




O passeio começa por um teleférico e aí a gente desce numa reproduçao de uma cidade, muito bonitinha. Nessa hora a gente se dividiu porque tinha comprado pacotes diferentes, comprei um que dava direito a 5 brinquedos e eu me senti uma criança! Foi bom demais!





Depois da brincadeira passamos na "Fazenda de Café" pra conhecer como o café é produzido. Como sempre, eu estava mais interessada em tirar fotos que em escutar o guia, mas é bem legal sim.

O ultimo evento foi um show, no qual eles contam a história do café desde a colonizaçao. O passeio vale a pena porque o lugar é muito LINDO, organizado, com tudo o que voce necessita. É bem pra diversao, mas se voce quer ver café mesmo, melhor ir a uma das várias fazendas que o Eje te oferece. Eu vou voltar lá pra conhecer uma fazenda, depois conto como foi.

No dia seguinte fomos conhecer o Valle Cocóra. De cara fiquei encantada com a paisagem do caminho, demasiado lindo!



Como tinhamos pouco tempo nao pude conhecer as várias rotas que o Vale oferece, fiquei com um pouquinho de medo também porque havia muitos militares e me disseram que ao redor do parque era uma área de guerrilha, porém, nao tive qualquer problema e olha que caminhamos muito!

Disseram-me que em uma parte do vale se pode alimentaros passáros bem de perto porque eles nao temem os humanos e me falaram tantas coisas legais que eu sai de lá com a certeza de que tenho que voltar. Ou seja, devo ir ao Eje Cafetero qualquer findi desses, antes de voltar ao Brasil. Fica a dica, eu adorei!

Friday, November 06, 2009

Conhecendo o Eje Cafetero - Parte 1 - Manizales

Ah os feriados! Se feriado no seu país já é bom imagina em um um país diferente... Tanta coisa pra conhecer, pra ver, provar, se espantar, achar feio, achar lindo. Tanta Coisa!

O feriado de dois de novebro decidimos conhecer a Zona Cafeteira da Colombia, ou seja, Manizales, Pereira e Armenia. Soube que é o segundo destino turístico daqui, só perde para as praias do Caribe, claro. Mas isso eu só soube lá, porque nao tinha feito muitas buscas, só sabia que era muito legal e tinha um Parque com neve! :D

De cara, a viagem começou muito bem porque nós conseguimos carona com um aieseco que trabalha conosco em Acción Social. Como o trajeto é cheio de subidas e descidas, viajar de carro foi uma boa porque eu nao fiquei enjoada como quando viemos de Bogotá. Conversa vai, conversa vem, música, coisa e tal, o sol começa a se pôr. Olho pela janela e é a coisa mais linda! Eu gosto mais de fotos que de vídeo, mas essa viagem foi impossível não gravar muitos vídeos. Até porque o carro tava em movimento...



Chegando em Manizales, primeira cidade a ser visitada, deixamos as  coisas na maravilhosa casa de Santiago e fomos encontrar Biba, Gisa e Laura, as trainees que estão vivendo na cidade. Montones de pessoas na rua, que apesar disso estava muito limpa. Tava frio e eu adorei! Não é o frio asqueroso de Bogotá, é um frio super agradável, e vamo combinar que fica todo mundo mais bonito com roupa de frio, né nao? O povo gente boa, a cidade linda, um super clima... Senti-me muito bem!

No dia seguinte fomos dar um giro e conhecer a cidade. Tentamos o Parque dos Pensamentos, até chegamos a entrar, mas como começou a chover tivemos que cancear o passeio... Eu nao pude voltar, mas as meninas me disseram que era lindo e tals, mas que só tinha muitas orquídeas. Gostei da parte que vi, e amo orquídeas, custa só oito reais, dá pra arriscar.




Almoçamos e fomos conhecer o centro da cidade. Marcamos de encontrar outros trainees na Catedral que fica na praça, adivinhem? Acertou quem disse na Praça Bolívar!  Chegando lá eu fiquei encantada, me senti na França e um trainee da Suiça me disse que eu nao estava errada, era de fato uma réplica da Catedral de Notredame. Fizemos um passeio que se chama corredor Polaco e eu super recomendo! Cinco reais a menos no bolso e muita cultura a mais. A visao do alto da igreja é belíssima e o trajeto é uma diversao.







Tem gente que se sente mal com a altura, com as escadas estreitas e tals, mas vale muito a pena ir até o fim, mesmo na chuva!




Depois fomos ao Mirador de Chipre. O tempo tava uma porcaria mas eu me senti na praia! sabe quando tá chovendo e você nao vê o mar? O mirador era assim e me deu uma saudade de casa... Pertinho fica o Monumento aos Colonizadores que é uma coisa de louco!!!!!!! Só fez com que eu ficasse ainda mais apaixonada por Manizales, altamente recomendável!





Pra "terminar" fomos a uma festa a fantasia, porque aqui o pessoal comemora MESMO o Dia das Bruxas! Vejam que coisa mais linda fantasiada de padre, me matou!



Próxima semana acho que vou pra Santa Marta, mas antes disso posto o restante de Eje Cafetero. :D